Sem poder contar com atletas que atuam fora do país, o Japão aposta em um elenco renovado para buscar o bicampeonato na Coreia do Sul
Sem poder contar com atletas que atuam fora do país, o Japão aposta em um elenco renovado para buscar o bicampeonato na Coreia do Sul
Foto: Getty Images
A Seleção Japonesa está definida para disputar a EAFF E-1 Football Championship, a Copa do Leste Asiático, que será realizada este mês na Coreia do Sul. A lista de 26 convocados anunciada nesta quarta-feira (3) pelo técnico Hajime Moriyasu traz uma mescla interessante de juventude e experiência – todos atuando no futebol japonês, conforme as diretrizes da competição.
Como o torneio não é realizado durante Data FIFA, os clubes estrangeiros não são obrigados a liberar seus jogadores. Por isso, a Copa do Leste Asiático conta apenas com atletas que atuam nos próprios campeonatos nacionais – no caso do Japão, todos os convocados vêm da J-League.
A Copa do Leste Asiático é organizada pela EAFF (Federação de Futebol do Leste Asiático) desde 2003, quando substituiu a antiga Copa Dinastia. A competição reúne algumas das principais seleções da região e é disputada a cada dois ou três anos.
Os três participantes fixos – Japão, Coreia do Sul e China – têm vaga garantida na fase final, enquanto as outras seleções precisam passar por uma etapa classificatória, que é disputada geralmente entre Coreia do Norte, Hong Kong, Taiwan, Mongólia, Guam e outras federações da EAFF. Nesta edição, Hong Kong se juntou ao trio após avançar nas eliminatórias.
O maior campeão é a Coreia do Sul, com quatro títulos. O Japão venceu duas vezes, sendo a mais recente em 2022, quando sediou o torneio e ficou com o troféu. Agora, com uma nova geração de talentos e alguns nomes experientes, os Samurais Azuis tentam conquistar o tricampeonato e reafirmar sua força regional.
O formato do torneio é de pontos corridos, onde as quatro seleções se enfrentam em partidas de turno único. Ao final da fase, o time com a maior pontuação conquista o título.
Entre os destaques da convocação está a presença de 12 jogadores estreantes, como o jovem goleiro Alexandre Pisano (Nagoya Grampus), de apenas 19 anos, do Nagoya Grampus, e o meia Yuto Ozeki, do Kawasaki Frontale, da geração olímpica de Los Angeles. Outro nome promissor é o recém-formado Sota Nakamura, meio-campista vindo da Universidade Meiji e agora no Sanfrecce Hiroshima.
Também chamam atenção nomes como o goleiro Tomoki Hayakawa (Kashima), os defensores Tomoya Ando (Avispa Fukuoka) e Yuto Tsunashima (Tokyo Verdy), e os atacantes Ryo Germain (Sanfrecce Hiroshima), Yuki Kakita (Kashiwa Reysol) e Shin Yamada (Kawasaki Frontale), todos recebendo sua primeira chance com a camisa da seleção principal.
O técnico Hajime Moriyasu optou por uma equipe renovada, mas não deixou de lado alguns rostos conhecidos. Hayao Kawabe (Sanfrecce Hiroshima), Yuki Soma e Takuma Nishimura (ambos do Machida Zelvia) voltam a vestir a camisa da seleção, assim como Naomichi Ueda (Kashima) e Sho Inagaki (Nagoya Grampus), remanescentes das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar. O experiente lateral Yuto Nagatomo, de 37 anos, também está entre os convocados, somando liderança e bagagem internacional ao grupo.
O Sanfrecce Hiroshima lidera entre os clubes com maior número de convocados (5 jogadores), seguido por Kashiwa Reysol (4) e Machida Zelvia (3).
O Japão iniciará sua campanha no dia 8 de julho, enfrentando Hong Kong. Depois, encara a China no dia 12, e fecha sua participação diante da Coreia do Sul, anfitriã do torneio, no dia 15. Todos os jogos acontecerão em Yongin, cerca de 40 km a sudeste de Seul.
Confira abaixo a lista de convocados:
Goleiros:
12. Tomoki Hayakawa (Kashima Antlers) ⭐
1. Keisuke Osako (Sanfrecce Hiroshima)
23. Alexandre Pisano (Nagoya Grampus) ⭐
Defensores:
4. Taiyo Koga (Kashiwa Reysol)
25. Yuto Tsunashima (Tokyo Verdy) ⭐
2. Henry Heroki Mochizuki (Machida Zelvia)
3. Hayato Araki (Sanfrecce Hiroshima)
16. Tomoya Ando (Avispa Fukuoka) ⭐
5. Yuto Nagatomo (FC Tokyo)
22. Naomichi Ueda (Kashima Antlers)
Volantes:
6. Hayao Kawabe (Sanfrecce Hiroshima)
17. Zento Uno (Shimizu S-Pulse) ⭐
14. Yuto Ozeki (Kawasaki Frontale) ⭐
15. Sho Inagaki (Nagoya Grampus)
8. Sota Kawasaki (Kyoto Sanga)
Meias:
20. Kota Tawaratsumida (FC Tokyo)
26. Sota Nakamura (Sanfrecce Hiroshima) ⭐
7. Yuki Soma (Machida Zelvia)
9. Taisei Miyashiro (Vissel Kobe) ⭐
24. Tojiro Kubo (Kashiwa Reysol) ⭐
11. Takuma Nishimura (Machida Zelvia)
21. Ryunosuke Sato (Fagiano Okayama)
Atacantes:
18. Shin Yamada (Kawasaki Frontale) ⭐
19. Yuki Kakita (Kashiwa Reysol) ⭐
10. Mao Hosoya (Kashiwa Reysol)
13. Ryo Germain (Sanfrecce Hiroshima) ⭐
⭐ Jogadores convocados pela primeira vez
O maior portal de notícias em língua portuguesa dos esportes e cultura do Japão!
© 2025 desenvolvido por Titan Development