Aos 36 anos, o australiano finaliza carreira e assume papel fundamental na base do clube que o revelou
Aos 36 anos, o australiano finaliza carreira e assume papel fundamental na base do clube que o revelou
Langerak foi campeão da Levain Cup com o Nagoya em 2024 – Foto: Kaoru Watanabe / Gekisaka
O goleiro australiano Mitchell Langerak, de 36 anos, ex-Nagoya Grampus e um dos grandes nomes do futebol japonês na última década, anunciou oficialmente sua aposentadoria dos gramados. O comunicado foi feito na quarta-feira (09) pelo Melbourne Victory, clube australiano onde iniciou e agora encerra sua trajetória como jogador.
Após encerrar a carreira como atleta, Langerak seguirá no futebol em uma nova função: ele assumirá um cargo na academia de base do próprio Melbourne Victory, dando início à sua caminhada como treinador.
Revelado pelo clube australiano em 2007, o goleiro ganhou projeção internacional com passagens por Borussia Dortmund, Stuttgart e Levante. Em 2018, chegou ao Japão para defender o Nagoya Grampus, onde viveu o auge da carreira. Foram seis temporadas como titular absoluto, com duas conquistas da Levain Cup (a copa da liga japonesa), além de uma forte identificação com o clube e a torcida.
Depois de se despedir do Nagoya ao fim de 2024, retornou ao Melbourne Victory e disputou 11 partidas na temporada 2024–25 da A-League.
Ao anunciar a aposentadoria, Langerak refletiu sobre sua trajetória internacional:
“Passei muitos anos no exterior e tive a sorte de conquistar um grande sucesso na Alemanha, na Espanha e também no Japão. Sou profundamente grato a todos os clubes que pude chamar de casa ao longo da minha carreira. Ajudar minha equipe a vencer sempre foi o maior objetivo como jogador de futebol, e ter conseguido isso ao longo da minha jornada é um motivo de grande orgulho para mim e para minha família.”
O Nagoya Grampus, clube onde mais atuou em sua carreira, também prestou uma homenagem especial:
“Nosso grande capitão. Os dias em que lutamos ao lado de Mitch são motivo de orgulho para o Grampus. Desejamos a ele e à sua família uma vida maravilhosa daqui para frente. Estamos ansiosos pelo dia em que nos reencontraremos com Mitch.”
Agora, longe dos gramados, Langerak assume o desafio de transformar sua vasta experiência em inspiração e aprendizado para os jovens talentos do Melbourne Victory, deixando um legado que vai muito além das defesas.
O maior portal de notícias em língua portuguesa dos esportes e cultura do Japão!
© 2025 desenvolvido por Titan Development